Uma infinidade de peças, milhares de parafusos e muitos dedinhos calejados vão participar de uma competição nada comum em Maringá. É a 1ª Etapa da Liga AREA de Robôs, que acontece nesta quinta-feira, dia 8, a partir das 19h, no Festival Nipo-Brasileiro. Ao todo serão 350 crianças e adolescentes que vão participar das batalhas de robôs de sumô e futebol.
Nós queríamos que a liga envolvesse as crianças, as famílias e toda a comunidade e que fosse uma competição saudável integrando as pessoas. Mostrar que é possível competir sem desmerecer o próximo mas valorizando cada ação positiva – disse Arquimedes Luciano, organizador da Liga AREA de Robôs.
Ao longo do anos os estudantes construíram seus próprios robôs e artefatos de artes e ciência que também serão apresentados aos visitantes do Festival. São ao todo 68 robôs que vão competir. O Pavilhão Cultural do Festival está sendo todo preparado para receber os estudantes, seus familiares (torcida) e toda a comunidade que queira prestigiar essa competição inédita em Maringá.
Os robôs foram planejados e construídos pelos alunos. Eles realizaram a construção mecânica, eletrônica e a programação desses robôs. E existe toda uma historia por trás de cada robô. Isso porque eles tiveram que escolher uma música que representa o robô, desenharam em croquis cada robô, ou seja, existe toda uma discussão filosófica em torno da existência desse robô que vai para a competição. E tudo isso vale pontos para classificação – acrescentou o organizador da Liga.
Liga AREA de Robôs terá outras 3 etapas
O campeonato inédito na cidade que foi chamado de Liga AREA de Robôs terá 4 etapas. A primeira delas se encerra nesta quinta-feira, dia 8, no Festival Nipo-Brasileiro. A segunda será no dia 28 de setembro no Colégio Regina Mundi, a terceira etapa ocorrerá no dia 9 de novembro no Colégio Santo Inácio e, a quarta e última etapa, será realizada no Shopping Maringá Park em fevereiro do ano que vem.