Estande da Prefeitura oferece serviços e lazer no Festival


A Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico (Seide) participará, pela segunda vez, com estande de 50 m², no 29º Festival Nipo Brasileiro. A festa, tradicional em Maringá, começa hoje, 6, e segue até 16 de setembro, na Associação Cultural e Esportiva de Maringá (Acema). 

 

O espaço alia modernidade e detalhes que remetem à cultura japonesa, como as cores vermelho e branca, materiais como o bambu, portão que marca a religiosidade japonesa, mais conhecido como torii, e as tradicionais luminárias esféricas. 

 

Este ano, o estande contará com a maquete do Parque do Japão. Construída por grupo de voluntários da cidade de Kakogawa (Japão), a maquete chegou a Maringá no ano de 2006, e foi montada por um especialista. A maquete foi restaurada recentemente com  a visita da família imperial, em janeiro deste ano.

 

Além disso, o espaço aberto para visitantes de todas as idades, terá a exposição de Bonsai e porcelanas feitas por ceramistas de Maringá, grafitagem por meio da Gerência da Juventude, e diversas ações das demais secretarias municipais.

 

O estande segue o horário de funcionamento do festival. No primeiro dia, 6, o horário será das 19h às 23 horas. Na sexta, 7 de setembro (feriado), sábados e no domingo, 9, o horário será das 11h às 15h e das 19h às 23 horas. Durante a semana, o festival estará aberto das 19 às 23 horas. No último domingo, 16, o evento funcionará das 11h às 15 horas.

 

FESTIVAL

O Festival Nipo Brasileiro é considerado um dos maiores eventos da cultura japonesa no Brasil. O evento recebe anualmente um público de aproximadamente 70 mil visitantes que têm a oportunidade de vivenciar a cultura nipônica.

 

Foto: Marcio Naka

Texto: Assessoria de imprensa