Festival Nipo Brasileiro


O Festival Nipo-Brasileiro é considerado um dos maiores eventos da cultura japonesa no Brasil. O evento recebe anualmente um público de aproximadamente 70 mil visitantes que têm a oportunidade de vivenciar a cultura nipônica. 

Maringá tem uma das maiores e mais representativas comunidades japonesas do Brasil e é uma das cidades que melhor preservam essa cultura no país. Graças a essa tradição, Maringá sempre está no roteiro de integrantes da família real japonesa quando visitam o Brasil. Este ano, a cidade recebeu a visita da Princesa Mako em comemoração aos 110 Anos da Imigração Japonesa no Brasil.

As atividades do 29º Festival Nipo-Brasileiro acontecem em 4 pavilhões distintos: comercial, artístico, cultural e gastronômico.

No Pavilhão Comercial, participam mais de 50 expositores de produtos e serviços como concessionárias de automóveis, instituições financeiras, construtoras, artesanatos, produtos japoneses e outros.

No Pavilhão Artístico, se apresentam os maiores cantores da comunidade Nikkei do Brasil, além de danças típicas como yosakoi soran, bon odori e tambores japoneses (taikô). O Grupo Saikyou Yosakoi Soran da ACEMA se tornou este ano bi-campeão da Categoria Danças Populares do 36º Festival de Dança de Joinville, o mis importante do País.

Já no Pavilhão Cultural, os visitantes têm a oportunidade de apreciar exposições de bonsais, ikebanas, origami, fotografias e artes plásticas.

No Pavilhão Gastronômico, além de degustar o melhor da culinária japonesa, o visitante tem o privilégio de sentir a união da comunidade nipo brasileira de Maringá, isso porque os pratos são preparados e servidos por cerca de 1.500 voluntários. 
As entidades que estão presentes no Pavilhão Gastronômico são: 
ACEMA – Associação Cultural e Esportiva de Maringá
Wajunkai
Nishi Honganji
Seicho-no-Ie
Centro Cultural e Social São Francisco Xavier
O evento tem o reconhecimento nacional com diversos troféus “Jacaré de Ouro” na categoria Evento Artístico do Prêmio Caio, o mais importante do setor de eventos do Brasil.