Noticias Conhecendo mais



Lançamento do 26º Festival Nipo Brasileiro reúne mais de 300 convidados

Mais de 300 convidados, entre lideranças políticas, patrocinadores, expositores, associados e a imprensa prestigiaram na noite desta quarta-feira (19), o lançamento da 26ª edição do Festival Nipo Brasileiro, realizado na Associação Cultural e Esportiva de Maringá (Acema). O prestigiado lançamento deu a largada para o festival que será promovido de 05 a 13 de setembro, na Acema. A expectativa é receber nos nove dias de evento mais de 100 mil pessoas.
Durante o jantar oficial de lançamento o presidente da Acema, Afonso Akioshi Shiozaki, externou a satisfação da associação em realizar um evento tão importante para Maringá. “Hoje o Nipo Brasileiro é considerado o 2º maior evento de Maringá, e a cada ano, tem crescido em número de público, de credibilidade e fomenta de forma expressiva o turismo. É uma festividade que celebra a cultura nipônica, que incentiva a população japonesa do Brasil a preservar os costumes japoneses, e também a divulgar para os não descendentes a riqueza e a beleza da tradição”.
Shiozaki ainda acrescentou que o festival é um dos maiores do País, e este ano é comemorado os 120 anos da amizade Brasil Japão. “É motivo de muitas comemorações. A sociedade maringaense e da região estão convidados a prestigiar este importante evento da cidade, que terá muitas atrações e uma gastronomia tipicamente japonesa”, salientou.
Representando o prefeito de Maringá Carlos Roberto Pupin, o diretor do Procon de Maringá, Mário Hossokawa, destacou em seu pronunciamento que o Nipo Brasileiro é um festival que potencializa Maringá à nível nacional. “Em nome do prefeito quero agradecer a Acema pela forma que conduz o festival, que tem contribuído diretamente para a divulgação de Maringá. Desejamos que, mais uma vez, seja um sucesso e, que supere todas as expectativas”. Hossokawa lembrou que o início do festival foi uma iniciativa da Prefeitura de Maringá, e que mais tarde a Acema assumiu o desafio, e vem fazendo do festival um evento de envergadura nacional.
De acordo com o presidente da Viapar, Camilo Carvalho - uma das empresas patrocinadora do festival -, a Viapar não poderia deixar de apoiar um evento tão relevante. “Quem conhece o festival sabe da importância cultural que ele tem. Parabenizamos a Acema por mais uma edição, e estendemos o nosso agradecimento à colônia japonesa do Paraná por compartilhar suas riquezas culturais”, destacou.

Atrações

A solenidade de lançamento contou com diversas apresentações artísticas e com a cerimônia “Mochi-Tsuki”. A cerimônia foi realizada para preparar o mochi (bolo de arroz japonês), que foi partilhada com as autoridades presentes no jantar.

Nipo Brasileiro


Em setembro Maringá será a capital da tradição japonesa com a realização de um dos maiores eventos da cultura japonesa no País. O festival foi criado para manter viva a cultura japonesa nas novas gerações, e é fruto do esforço de milhares de descendentes de Maringá e região. Mais de 1500 voluntários se dedicam desde o preparo da gastronomia típica até as diversas apresentações artísticas, como shows musicais, taikô, Matsuri Dance, danças folclóricas, espetáculo de mágica e show com o renomado cantor da comunidade japonesa no Brasil, Joe Hirata.
“Os visitantes também poderão conferir durante os nove dias do festival, as exposições no Pavilhão Cultural, que vão desde origami, bonsai, mangá, ikebana e uma exposição que celebra os 120 anos do Tratado de Amizade, Comércio e Navegação entre o Japão e o Brasil, que é uma retrospectiva de seis projetos desenvolvidos em conjunto que marcaram a história econômica e política dos dois países. Além da disseminação e valorização cultural, o público terá acesso ao pavilhão comercial onde estão presentes importantes expositores, sendo uma excelente oportunidade de prospecção de clientes e geração de negócios”, destacou o diretor da Tasa Eventos – empresa organizadora do festival, Takao Sato.

Assessoria de Imprensa do 26º Festival Nipo Brasileiro