O Festival Conhecendo mais


Um dos maiores eventos do calendário de Maringá, o Festival Nipo Brasileiro chega à sua 27ª edição, consolidado como um dos maiores eventos da cultura japonesa no país. Durante nove dias, de 03 a 11 de setembro de 2016, são aguardados nas dependências da Associação Cultural e Esportiva de Maringá (ACEMA) – promotora do evento – mais de 70 mil visitantes de várias cidades do Paraná e de outros estados.

Criado para manter viva a cultura japonesa nas novas gerações, o Festival Nipo Brasileiro é fruto do esforço de milhares de descendentes de Maringá e região. São famílias inteiras, que se dedicam voluntariamente ao evento, desde o preparo dos pratos típicos servidos no pavilhão gastronômico até as apresentações artísticas que, ano após ano, têm encantado os visitantes.

Num clima fraternal, voltado à família, o festival é palco de inúmeros eventos culturais, filantrópicos e sociais, contribuindo também para o turismo de Maringá. O reconhecimento do público é percebido nas conquistas de prêmios estaduais e nacionais de renome, como o Prêmio Caio de Melhor Evento Artístico Cultural Regional.

Quem visitou o festival, nos últimos anos, provou o melhor da gastronomia japonesa; vibrou com as apresentações artísticas e com o batuque dos taikôs (os tambores japoneses); yosakoi soran e se encantou com os shows dos cantores nikkeys; aprendeu no bon-odori a magnitude do respeito que os descendentes japoneses tem por sua história e seus antepassados; viu que a arte japonesa permanece viva no talento de quem lida com Ikebana (arranjos florais), Bonsai (árvores em miniatura), Origami (dobraduras em papel), Cerâmica Raku, artes plásticas, entre outros.

Quem visitar o Festival Nipo Brasileiro, este ano, terá a oportunidade de ver tudo isso novamente... e muito mais. A ACEMA e os milhares de voluntários prometem uma das melhores edições do evento. Em setembro, Maringá será a capital da cultura japonesa no Brasil. Venha conhecer e se encantar com o festival!